O que é Auditoria Legal Trabalhista?

  *Por Barbara Corban

Assim como a auditoria contábil, a auditoria legal é importante ferramenta de análise dos procedimentos cotidianos adotados pela empresa e consequente adequação à legislação.

Principalmente na esfera trabalhista, a auditoria legal possibilita ao empresário antecipar a solução de potenciais causas de condenação perante a Justiça do Trabalho.

O trabalho jurídico consiste, basicamente, na apuração de cada procedimento previsto em lei no que se refere à relação empregado-empregador, buscando a solução legal e estratégica para sanar as eventuais irregularidades encontradas.

O cumprimento das quotas de empregados portadores de deficiências e aprendizes, a verificação da correta implantação de programas relacionados à saúde e segurança do trabalho, o tratamento dispensado aos empregados possuidores de estabilidades e a correção dos pagamentos obrigatórios previstos não só na CLT como também nas normas coletivas de cada ramo de atividade são só alguns dos exemplos abarcados pela auditoria legal.

Ao final do processo investigativo implementado com a auditoria legal, o empresário poderá constatar todas as falhas ou equívocos comuns nas pequenas, médias e grandes empresas e que na grande maioria das vezes podem ser solucionados fora do âmbito judicial.

Prevenir ainda é o melhor caminho, além de ser o de menor impacto financeiro.

Consulte seu advogado.

Barbara Corban é advogada, especialista em Direito do Trabalho e sócia do escritório Monteiro Porto Advogados

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>